top of page

COMO FOI A 2a. EDIÇÃO

2a. EDIÇÃO FESTIVAL DELÍCIAS DE BOTECO REALIZADA COM 1o ENCONTRO DE MOTOR HOME ATRAI CENTENAS DE TURISTAS DE VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL

Todo segundo semestre Conchal tem sido notícia por sediar um importante evento no município: o Festival Delícias de Boteco. Em 2022 foi ainda mais especial porque nos dias 23, 24 e 25 de setembro, além de se destacar como a capital gastronômica do Estado de São Paulo realizando a 2a edição do festival, também sediou o 1o. Encontro de Motor Home.

O local escolhido para a realização destes 2 grandes eventos foi o Ginásio Esportes que recebeu 123 veículos e, segundo Moacir, do Grupo Estradeiros (PR), é raridade um encontro reunir esta quantidade de participantes quando realizado pela primeira vez.

Tal fato foi motivo de orgulho para os realizadores, Gean Mendes sócio do Portal F5 com a jornalista Kelly Costa que também tem o projeto Caipirinha Prendada.

“A 1a. edição do Festival Delícias de Boteco foi bastante desafiadora porque nunca tinha sido feito algo do tipo em Conchal. Então, eu e a Kelly desenvolvemos o formato baseado no Comidas de Boteco, mas com alguns ajustes e encaramos o desafio que deu certo e os comerciantes pediram a 2a edição. No meio do caminho, conheci um pessoal do motor home e comentei com ela de juntarmos os dois assuntos e, de imediato, ela concordou e deu no que deu: sucesso de público, de novidades gastronômicas, de renovo para o turismo na cidade”, declara Gean Mendes Diretor do Jornal Local F5.

Foram 3 dias oficiais de evento, mas as casas sobre rodas começaram chegar na quinta-feira ao meio-dia, um dia antes. Teve carro do Rio de Janeiro, Araraquara, Extrema, Ibitinga, Curitiba, Londrina, Litoral Norte de São Paulo e outras cidades.

O Ginásio Esporte recebeu instalações elétricas especiais para atender às necessidades dos motor homes; a empresa Neolink cedeu sinal de internet para garantir a comunicação e incentivar a divulgação nas redes sociais. Os comerciantes mais empenhados não perderam tempo e, por exemplo, teve supermercado que logo viabilizou traslado para os visitantes que precisavam fazer compras. Afinal, quando eles saem querem usar toda estrutura móvel, inclusive, a cozinha e, por isso, juntam panelas com conhecidos de outras regiões. E sair com um veículo grande para fazer uma simples compra de mercado pode ser um transtorno, ainda mais quando ainda não se conhece a cidade.

 

Outra novidade é que este ano, com apoio da Prefeitura, a rua em frente ao Ginásio Esporte foi interditada para instalar as barracas dos estabelecimentos participantes do Delícias de Boteco e também de outros que não estavam inscritos porque a ideia é oferecer variedade e bom atendimento aos frequentadores do evento.

Além da variedade de comida, também teve barraca de cosmético; bolsas, sapatos e acessórios e muito mais. O Blog Caipirinha Prendada também teve uma barraca vendendo caipirinhas e livros de receitas para quem quer aprender e fazer o drinque brasileiro em casa.

 

Durante os 3 dias de evento, a música teve espaço garantido com artistas da região. O encerramento teve artista famosa para divulgar os ganhadores, a carismática secretária de palco do Ratinho, Milene Pavorô (SBT) e participação especial do cantor country Billy Nelson que interpretou canções do novo projeto dele “Vaqueiro do Pantanal”.

 

Voltei para São Paulo com sensação de realização porque desde minha infância frequanto Conchal nas férias da escolar, tenho muitos amigos e família aqui e sempre ouvi: Conchal não tem nada. Sempre me questionaram porque eu vinha nas férias aqui e sempre gostei. Talvez por ter o olhar de turista e foi isso que o Festival trouxe para o município. Na 1a. edição um primo meu comentou que dos pratos inscritos, muitos ele não sabia que tinha aqui na cidade há anos.”, declara Kelly Costa.

 

Como percebemos, os organizadores estão felizes com  resultado resultado que vem sendo conquistando. O objetivo é fortalecer a cada edição e tornar o Festival Delícias de Boteco um evento turístico para as famílias passearem sem medo de violência ou qualquer coisa do tipo. Além de ser um evento que incentiva o comércio local a se diferenciar, ser criativo, zelar pela qualidade e crescer cada vez mais. Para isso, já teve participação do SEBRAE, o juri sempre traz algum especialista em gastronomia para avaliar os pratos e trocar dicas com os comerciantes, enfim, um evento que só tem a agregar nos locais por onde passar.

 

Que venham os próximos em Conchal e em outras regiões do Brasil que nos convidarem para organizar o evento também.

 

 

ACAMPAMENTO MOTOR HOME CONCHAL.jpg
lanche mexicano.jpg
chef Carlos avaliando.jpg
comerciantes inscritos.jpg
rua lotada para conferir ganhadores.jpg
bottom of page